segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Sobre Garopaba ...

 “No ano de 1795 foi fundada a Armação de São Joaquim de Garopaba, onde era caçada a Baleia Franca e estendeu-se até 1830, época em que foi descoberto o petróleo (querosene) e iniciou-se o uso do cimento. Os produtos mais importantes trazidos das baleias eram o óleo e as barbatanas. O óleo era misturado com barro para a construção de casas e também para a iluminação de ruas e casas.
No ano de 1846 foi fundada a Freguesia de Garopaba, quando a Assembléia Provincial autorizou a instalação da Igreja Matriz, o Cemitério e a Casa Paroquial.
O local foi colonizado por imigrantes açorianos que se dedicavam a pesca. O nome Garopaba, tem origem na língua guarani e significa “lugar seguro para ancoradouro de barcos”. A população indígena era constituída pelos índios carijós.
O Município de Garopaba estende-se da Ponta da Faísca, ou Gamboa, até a Ponta do Ouvidor, banhada ao leste pelo Oceano Atlântico. Ao oeste e ao norte fazendo limites com o Município de Paulo Lopes e ao sul com o de Imbituba. Conta com uma superfície de 78 km². Os morros mais altos chegam a 500 metros na divisa com o Município de Paulo Lopes. Esta localizada a 100 km ao sul de Florianópolis, capital de Santa Catarina.
Informações extraídas do Guia 2011 Garopaba Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário